Odio BarcelonaPor 12 autores locais
Organização Ana Pareja
Editora Melusina
Cento e noventa e duas páginas de críticas e xingamentos à Barcelona, e adivinha o resultado. Óbvio, fiquei ainda mais apaixonada.
O livro é bacana, os caras escrevem bem e aprendi um pouco mais sobre a cidade. Mas não entendo a quantidade de defeitos que conseguem arranjar pra Barcelona. O que eles chamam de especulação imobiliária eu chamo de crescimento, o que eles dizem que é máscara eu vejo como orgulho. O que eles denominam museificação me parece valorização da cultura.
Um diz que Barcelona é uma prostituta que abre as pernas para os turistas, outro reclama que hoje se pode andar nos metrôs sem baratas e não esbarrar com tantas putas pelo Raval. Dizem que Barcelona foi maquiada para as Olimpíadas de 92 e que desde lá virou uma marca amada em todo o mundo. Que problemão, hein?!
Pra mim é incompreensível terem esnobado o Woody Allen por querer filmar aqui. Pra mim é difícil entender tanta revolta em mostrar coisas boas pro mundo, criar uma cidade guapa, como dizem.
E olha que sou de Floripa e sei bem o que é explosão urbana! Já ouvi muito o papinho fora haole, mas por mais que eu odeie turistas jogando latinhas de seus ônibus de excursão, acho absurdo achar que sou proprietária de um lugar só porque conheci antes. Esses dias li que todos nós somos migrantes em potencial. E é isso! Os manés vieram dos açores, os catalães no começo de tudo eram romanos. Como é que vão xingar quem quer mudar?
Eu sou a favor de estimular a educação do povo, o turismo consciente, o orgulho nacional. Mas que besteira esse papo de que Barcelona era melhor quando tava pobre e suja, quando ninguém sabia que existia praia e os ratos tomavam conta!
Agora, se tem uma coisa que odeio em Barcelona é isso: como essa gente consegue odiar tudo!


2 comentarios:
ha sim... eu concordo, barcelona era mais legal quando nao passava de um pacato porto cartagines :P
bem, todos somos turistas em algum momento, ate eles, provavelmente, a nao ser que sejam tao bairristas a ponto de nao viajar...
mas nao importa, é apenas uma forma de ver a coisa toda, aqui tem gente que adoraria derrubar a ponte
vamo derrubar a ponte!!!
Publicar un comentario