jueves, 18 de diciembre de 2008

Cine Fest Brasil

Passei mais de um ano procurando o filme Cão sem dono pra alugar em Floripa, e nada. Daí recebi um flyer de um festival de cinema brasileiro em Barcelona (o segundo desde que estamos aqui, sendo que o último foi de curtas), e o filme que eu tanto queria tava na programação. Fui conferir esse e outros.

Odiei o filme Desafinados, e não foi por falta de atuação. O Selton Mello mata a pau, e o elenco jovem não fica atrás: Rodrigo Santoro, Cláudia Abreu, Angelo Paes Leme. Também não senti falta de imagens lindas do Rio. Mas a direção, do Walter Lima Jr, pecou feio. Fez um time de primeira interpretar uma historinha boba, cheia de playbacks e aprofundamento histórico quase nulo. Até que daria uma boa novela da Globo, mas um filme, num festival em Barcelona?! Pera lá!

No dia anterior vimos Cão sem dono, do Beto Brant e do Renato Ciasca, e a impressão foi oposta. Os atores estavam à vontade, abertos, vivendo as cenas. Não foi surpresa quando um dos diretores comentou, numa palestra depois da exibição, que os protagonistas ficaram juntos depois das filmagens. E que a cenografia foi quase toda montada com objetos do ator. Tudo muito natural, verdadeiro, cru. O roteiro, uma adaptação do livro do Daniel Galera, é interessante e humano.

Estômago, meu filme preferido nesse festival, surpreendeu. Eu não tinha idéia do que ia ver, e saí da sala satisfeita. Conta a história de um nordestino que se deu mal na cidade grande. Tem humor, terror, boa atuação.

O que mais me impressiona é que, mesmo concorrendo com filmes ótimos, Desafinados foi o mais aplaudido e, claro, lotou a sala.

O evento foi bem prestigiado. Presença ilustre de diretores, atores e até da Betty Faria, que veio em função de Bye-bye Brasil, que representou uma outra época do cinema brasileiro.




Traillers:

Desafinados


Cão sem dono


Estômago

No hay comentarios: