martes, 18 de noviembre de 2008

De tienda en tienda


Depois de muito levar fora tentando vender anúncio publicitário por telefone, achei que tinha desistido do lance de vendas.

Eu tinha chegado à conclusão de que sou muito flexível. Assistia uma palestra de um produto e saia de lá encantadíssima, acreditando que era a melhor opção do mundo e ninguém poderia oferecer algo melhor. Daí ia falar com o cliente, que me dizia que não tinha tanto dinheiro pra investir, que os tempos estavam difíceis e blablablá. Voltava pra negociar com meus chefes, explicava a situação, e eles me provavam por A+B que uma revista, uma TV ou o que seja também precisa de grana, ou não tem como veicular. O valor é esse, e estamos dando um ótimo desconto. Mas o produto do cliente é o melhor da América Latina, quiçá do mundo. Precisa de um espaço na mídia, e está começando, não tem de onde tirar tanta grana.

E assim eu ia, concordando com um e com outro, feito João Bobo. E mais bizarro: cheguei a fechar um negócio assim. Ok, só um. Mas é menos que zero, não é mesmo? (Estou sendo otimista, essa é uma das "8 claves para el éxito", como aprendi hoje).

Mas, tempos difíceis, vida nova, cidade desconhecida... e lá estou eu de novo, trabalhando com comercial. Acordo às 7, pego o metro às 7:30, e em 10 minutos de viagem leio o ADN. Na passagem compro um croissant com alguma bebida, que pode ser chocolate quente, suco de laranja ou Fanta, e chego na "agência" às 8. Até às 10 da manhã fazemos um treinamento, onde aprendemos técnicas de venda e criamos nosso "speech". Depois saímos pelas ruas entrando de loja em loja oferecendo um serviço único exclusivo e maravilhoso do Banco Banesto ("no es Banespa, Marina, ya lo he dicho!!!"). No primeiro dia, sexta pra mim, deveríamos só olhar nossos instrutores. No segundo, hoje, deveríamos tentar falar, mas sempre com eles ao lado. Mas isso só na teoria, porque cada vez que eu abria a boca a mina começava a falar e não parava mais. Resultado: eu saí de mãos abanando e ela com três contratos assinados. No terceiro dia, ou seja, amanhã, a gente pode ir sozinho pra rua e fechar contratos e mais contratos. O objetivo é três por dia para os iniciantes, mas tem uma lendária argentina que fecha seis. Por manhã!

O mais interessante é que por mais que eu saiba que não leve muito jeito pra coisa, eu tô muito confiante. Primeiro porque é divertido. Ao invés de ficar em casa enviando currículos pela internet, estou na rua conhecendo gente e treinando o castelhano. Segundo porque eu vou ganhar muchos e muchos Eurinhos se der certo, e eu tenho certeza que vai dar - outra clave del éxito é: "tenes que mantener el control de la situación". Terceiro porque me ocupo e não me sinto inútil. Quarto porque aprendo técnicas de venda. Quinto porque tô me divertindo pra caramba estudando e treinando meu discurso. Sexto... ah, chega, cansei.

Cada contrato, 33 Euros na caixinha. Tudo é pago na sexta. Ai, imagina! É uma fortuna pra quem tava conformada em ganhar 400 num mês.

Será que rezar não cabe nas claves del éxito?

4 comentarios:

garoto_lhama o lado negro da lhama dijo...

eu compro um disso aí que vc ta vendendo... :P

buena suerte ninica!! y muchos euros!!

Doug dijo...

marina, respondi no teu mural lá no facebook sobre o fim de ano. qquer coisa tvz seja mais fácil nos contactarmos por email. dougherd@gmail.com

Edna Araujo dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Edna Araujo dijo...

Nossa Nina! Muito muito boa sorte pra você!
E olha... oração e canja de galinha não faz mal a ninguém! Já diz o dito popular!
Beijão!