jueves, 30 de octubre de 2008

IKEA




Sempre ouvi dizer que a IKEA era o máximo, que tudo era muito barato, lindo etc, etc. A primeira vez que ouvi falar na marca foi no shortlist de Cannes de 2004, e simplesmente me encantei com a inteligência dos comerciais. Ousados, emotivos, maravilhosos. Eu imaginava: ok, deve ser uma Tok & Stok melhorada com um puta setor de marketing.





Daí a Franci, lá de Roma, escreveu dizendo que mobiliou o quarto e gastou pouquíssimo. A minha colega de classe, Thaís, fez o mesmo. Tudo na mesma semana, exatamente a mesma da nossa mudança e da nossa visita às lojas de tranqueiras chinesas.

Eu juro que duvidava que fosse encontrar algo mais barato que um tapetinho a 3€ ou um jogo de colheres de pau a 1,20. Mas óbvio, pegamos o busão e fomos lá conferir. L’Hospitalet, perto do aeroporto. Um bairro meio Barra da Tijuca, com grandes shoppings e mercados e a impressão de que é impossível viver sem carro.

Entramos. Ambiente um, dois, três. Um estilo realmente parecido com a Tok & Stok. Mas logo vimos uns armarinhos, e quando vimos de perto, surpresa: tudo, absolutamente tudo era modulável. Isso quer dizer que qualquer peça que você queira fazer, é só montar. Desde a cor da gaveta ou da portinha até o tamanho exato e os pés. E o mais bacana: você anota o número do que quer e quando chega no final, procura as peças na sessão de autoserviço e pronto. É só pagar e levar pra casa.

Um parêntese. Sou muito fã dessas lojas que nos deixam independentes. E aqui na Europa isso é muito mais comum. Os vendedores são mais passivos, não ficam tentando te empurrar as coisas. Fecha parêntese.

Logo chegamos na parte mais divertida pra quem tá duro e não ganha em Euros ainda: a parte das coisinhas pequenas. Sabe esse abajurzinho clássico da IKEA? 2,99 €. Uma mantinha de plush, 4,99€. Compramos uma porrada de coisinhas pro nosso canto, e não deu pra resistir ao Elegante, nosso novo bichinho de pelúcia, especialmente depois de ter deixado algumas lágrimas na sessão de bichos de estimação. Olha que amooor esse sofazinho de rei pro Gurizinho... ou esse arranhador em forma de árvore, que evita aqueles arranhadores horrorosos decorando a nossa casa...




Dá pra entender por que a IKEA é tão apaixonante? Duvido! Só acredito que você entenda se já foi lá.

Um detalhe: não esqueça de levar uma ecobag. Dá pra comprar uma sacolinha de papel por 10 cents, mas não é tão cool, não é mesmo?

1 comentario:

marcia dijo...

Nina eu AMO a IKEA tenho muito ciúmes por não termos nada parecido aqui em floripa, ai, aqui é tudo tão elitizado ou brega, porque?
tenho paixão pelo design simples e eficiente e descontraído, e ainda por cima barato, é tudo de bom, curtam muito o apezinho decorado, adorei
bj marcia