lunes, 13 de octubre de 2008

Golpe

Eu cheguei a mandar fotinhos do nosso apê no Brasil e uma foto queridinha minha e do Viti. Foi paixão à primeira vista. Virtual.

Um apezinho pequeno, mas com todos os móveis novos, uma TV de plasma, uma sacadinha e, mais importante, tudo incluído. O preço:
€ 600.

Como boa brasileira (e filha de pais medrosinhos), claro que desconfiei. Mas era tão estimulante pensar que não teríamos que correr atrás de internet, dar alta em água e luz, pagar mil fianças... E como eu não entenderia o papo de uma mulher que quer encontrar os inquilinos perfeitos pra sua casinha, se vivi isso a menos de um mês?

Então ficamos o final de semana com o apê dos sonhos na cabeça. Nos livramos do fetiche pelo queridinho da Torrent de L’Olla, que anda complicado por causa das seguranças que a imobiliária pede, e nos atiramos a mil no apê da Bonavista, número 4.

Com um pezinho atrás, mas empolgados, fomos dar uma olhada no prédio, antes de receber as chaves que a fulaninha iria nos mandar de Londres via TNT mediante um pagamento “seguro” por Wester Union. Segundo ela, o valor só seria liberado quando a gente desse ok, num sistema muito parecido com o Mercado Livre no Brasil, que já fiz mil vezes e sou fã incondicional.

Mas não sei, alguma coisa parecia estranha. A sacada do prédio não era a mesma das fotos publicadas. E pra completar, a gente nunca tinha ouvido falar em apartamento número 9 aqui em Barcelona. Aqui, os endereços funcionam assim: Rua (C/, Carrer ou Calle) Tal, número (do edifício, algumas vezes com “bis” do lado, indicando que o local foi dividido em dois ambientes ao longo dos anos), piso (andar, por exemplo, 3º) e porta (geralmente 1 ou 2). Depois vem o bairro, a cidade e o código postal. O nosso, por exemplo, é mais ou menos isso: C/Mozart, 3, 2, 3. Gracia. Barcelona. 08012.

Estranho, né, Viti? Ah, mas a sacada deve ser lá pra trás, o número deve ser porque o prédio é mais novinho.

A nossa ansiedade era tanta que quase pensamos em voltar pra casa no meio do dia pra ver se haveria resposta da mulher (uma personagem muito mais confiável do que um barbado, não é mesmo?). E tinha. Com mil blablablás, parecia uma opção segura.
Mas a pulguinha tava ali, coçando. E enquanto eu fuçava pela internet, recebi outro e-mail parecidíssimo, de outro apê que tinha me interessado. Mesmo papinho de estou morando em Londres e quero deixar meu cantinho muito bem-cuidado. Fui mais adiante e notei que em vários lugares os sites comentam: “Para evitar fraudes Tucasa.com te recomienda no enviar dinero a través de Western Unión, MoneyGram, Bidpay u otros servicios de pago similares”.

Cara no chão, sonhos interrompidos e volta à função de convencermos a outra imobiliária de que somos pessoas sérias e que não vamos fazer como esses caras. Taí, nos atrapalharam em dobro!

2 comentarios:

Edna Araujo dijo...

Caraca! Boa sorte na busca! E dá-lhe sentidos aguçados.. a pulga não nos decepciona!
Beijos!

Anónimo dijo...

caraca!!

que merda.,. bem que vcs se ligaram a tempo...
: /