martes, 21 de octubre de 2008

Burocracia

Continuamos enrolados pra alugar um piso. Hoje fomos ver a sugestão da moça que nos alugou o quarto no primeiro mês. Era um loft no Born, com um quarto, terraço e tudo incluído. Parecia uma maravilha. Mas claro, ela não contou sobre os vagabundos que passam o dia na pracinha em frente, a obra no prédio ao lado, a entrada torta do prédio, o chão compleeeetamente torto... Tá, tudo bem que eu sou exagerada e medrosa, mas juro que fiquei com medo de subir. Já no corredor dava pra sentir o clima do prédio: gente falando alto, TV no volume máximo... ai, saudade do meu apezinho amado.




Depois fomos ver um bem melhorzinho. Mesmo preço, só falta a cama e a geladeira. Super bem localizado, pertinho de Gracia, tudo novinho. Meio careta, pero no está malo:



E já que o assunto é enrolação, burocracia, lei... aí vai um trechinho do Robert Hughes no livro Barcelona:

A primeira Constituição do mundo

“A Catalunha tornou-se o primeiro reino de toda a Europa a ter uma Constituição escrita. Os Usatges, ou Usos, inicialmente esboçados antes da morte de Ramon Berenguer I em 1706, receberam forma completa no começo do século XII, quase cem anos antes da Carta Magna inglesa; e de fato deram início a uma época de feudalismo responsável na Catalunha.

O ponto central dessa Constituição era o reconhecimento explícito de que todos os cidadauns honrats, cidadãos honrados, (que, na prática, significava qualquer homem ainda não reduzido à pura servidão), estavam em pé de igualdade jurídica com a nobreza. Quando havia disputa de direitos, as questões não deviam Sr resolvidas por regras vindas de cima: tinham de ser exaustivamente tratadas diante de um juiz, como entre iguais, no mesmo nível. Em vez de governar por decreto e mandamentum, Ramon Berenguer I e seus sucessores insistiam nos pactos: acordos negociados entre as partes interessadas. O pactualismo entre grupos e indivíduos tornou-se a própria alma da política civil na Catalunha e – à parte as conquistas estrangeiras – também o cerne de suas relações exteriores com outros Estados.”

[Um detalhe que o livro conta mais tarde é que muitas vezes, mesmo com esses acordos, os catalães acabavam sendo passados para trás. Foram vários os casos históricos.]

Justiça

“Um dos principais traços do caráter catalão: a propensão ao litígio. (...) Parece que adoravam ficar abrindo processos a torto e direito como os americanos de hoje”.

1 comentario:

garoto_lhama o lado negro da lhama dijo...

bha.. que foda, aquele primeiro parece um cripta.. o segundo é caretinha mas é simpatico..