miércoles, 25 de febrero de 2009

Perdidos em polonês

Você sabia que do nada e sem avisar ninguém os trens podem se dividir em dois no meio do caminho?

A gente não. Mas descobrimos que sim quando estávamos numa cidadezinha mínima no meio da Polônia e chegaram uns tiozinhos sem dentes na boca mandando a gente sair do trem. Falavam pelos cotovelos, e pelo que entendemos, ali era mesmo o fim da linha.

Caminhamos pra lá e pra cá perguntando sobre outros trens ou ônibus pra Zamosc, e todos sacudiam a cabeça: não e não. "Mas...?" "Não!" É evidente que eles ficam muito nervosos porque não falam inglês, e tentam se livrar da gente o mais rápido possível.

Entramos num bar e uma menina foi muito prestativa. Mal entendia inglês, mas bem que tentou nos ajudar. Daí de repente uma outra menina se meteu no assunto, e disse que ali em Przemysl ia ser difícil encontrarmos um ônibus, mas que seguíssemos ela até Jaroslaw poderíamos de repente conseguir. E lá fomos nós.



Quarenta minutos e 9 dinheiros daqui depois, chegamos numa cidade muito fria no interior do nada. (Depois vi no mapa, estávamos quase na Ucrânia). E de lá também não saia ônibus pra Zamosc.

Solução? Pegar um ônibus pra Lublin e lá tentar se virar? Esperar até o dia seguinte e tentar arrumar hotel naquela cidade que se escreve Jaroslaw e se pronuncia iarosuave? Taxi!

E aqui estamos, muita estrada e vários dinheiros depois, instalados num hotel meio chiquezinho porque Zamosc não parece ter muitos albergues. Mas tá valendo. A cidade é linda e daqui saiu ô avô do meu meu polaquinho.

Como diz o Doug, é fácil se perder nessas consoantes.

1 comentario:

Anónimo dijo...

Isso que eu chamo de aventura... estar totalmente perdido em um lugar em que nao se fala nem se entende nada...
Nina, caso vcs incluírem Nuremberg nos planos (vale mto a pena, em um dia se ve tudo), me dah um toque q eu tenho espaco pra vcs...
Bjao