domingo, 11 de enero de 2009

Liberdade de escolha

Amigos queridos, devo confessar que vocês fizeram meu coração balançar. E muito!

Me peguei pensando em mil maneiras de continuar o curso, em pedir mais grana pros meus pais, ver o que podia fazer pra arrumar trabalho... mas no fim, tá bem claro pra nós dois: não rola!

Quando li o que o Doug escreveu sobre dar continuidade às coisas, quase chorei. Quem não sabe que eu casei e separei um ano depois? Que já fiz surf, windsurf, vôlei, tênis, academia, e que hoje não faço mais nada? Que comecei a estudar francês e parei antes de saber contar uma história? Que fiz design e antes de terminar o curso arranjei emprego de redatora?

Quando a Franci falou que depois de dois anos vai ter uma profissão, achei do caralho. Quem não sabe que tô desesperada por me encontrar profissionalmente?

Quando a Paulinha disse que é difícil o primeiro ano, me perguntei se não tô sendo muito apressada e agoniada como sempre, se não devia ser mais paciente.

Quando a Nanda falou que mesmo sentindo falta do Brasil e dos amigos, vive há 3 anos na Dinamarca, pensei que é pouco o tempo que estamos aqui.

Quando o Andres lembrou que não íamos mais sair por aqui juntos, que tristeza!

Mas ao mesmo tempo, por mais que eu esteja dividida, não consigo mais me imaginar aqui trancada em casa.

Porque é sério, eu sou uma pessoa ativa demais, pilhada, louca pra arranjar um trabalho, angustiada com o tempo passando... e já ficou claro: Barcelona pode ser um lugar lindo e maravilhoso, mas definitivamente estudantes estrangeiros não vão conseguir emprego tão cedo por aqui (a não ser que tenham o número da seguridad social, e isso o Andres vai ter, mas a gente não tem mais como pegar :-P).

Eu vou confessar: diferente de todos vocês, nosso foco nunca foi o curso. Claro, eu sempre quis uma profissão, e o Viti desenvolver o desenho. Esse são os nossos maiores sonhos, nossos maiores objetivos. Mas caramba, pra ser colhunter ou ilustrador não adianta ter diploma! É diferente do curso da Franci, que tem que aprender a desenhar. Ou do Seola, que vai aprender coisas práticas, ou do Doug que tem aulas super focadas. A gente ia sair com um diploma, mas eles não valeriam nada se eu não tivesse muitas e muitas fotos de coisas interessantes rolando pelo mundo e o Viti um portfólio.

Nossa idéia, minha e do Viti, era viver experiências. E, claro, arranjar um trabalho pra nos sustentar e aproveitar o tempo.

O problema é que eu a gente jurava que ia arrumar esse tal trabalho. Eu confesso que imaginava que iam disputar o Viti pelo portfólio que ele tem. E imaginava que eu ia ganhar uns trocos num barzinho ou numa loja qualquer. Mas nada, e não foi por falta de procura. A gente varava noites enviando e-mails e inventando experiência em barzinhos pra imprimir o currículo no dia seguinte. Eu entregava, ligavam, e não podiam me contratar, meu documento era de estudante. Ao Viti respondiam que não estavam procurando ninguém, que a crise tá foda.

E aí surgiu a nossa crise. Nós dois dentro de casa, escondendo a cara no travesseiro, sem grana pra aproveitar essa cidade apaixonante, sem perspectiva de ganhar. E mundo inteiro lá fora, louquinho pra ser explorado por nós. O que vamos escolher?

Já traçamos nossa rota para o próximo mês. Se até lá a gente não mudar os planos...

9 comentarios:

Anónimo dijo...

e parece que vai ser uma longa rota...

Anónimo dijo...

cooooooomo assim nao tem torinooooooooooooo???????????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!
paulinha

Anónimo dijo...

ninaa.. que fim de mundo è aquele ali depois que passa cracòvia??? :P

Anónimo dijo...

posso dar uma sugestao? porque ao inves de berlin de novo vcs nao vao pra Colonia?? KOLN em alemao!!! eu morei là e altamente recomento, è uma alemanha feliz, colorida, festeira e meio francesa! se pà vcs pegam atè o carnaval que è uma festança sò!!!!
paulinha

Anónimo dijo...

mais dicas pra nina:
*pegar as bicicletinhas em bruxelas (e se pà, em paris tbm!)
*melhor que bruxelas è Bruges, peguem o trem e vao là um diazinho, bruxelas nao tem muito o que fazer, apesar de cheirar a waffle por todos os lados, e que sao uma delicia! :P
*ir pelo menos em 1 banho termal em budapeste!!! (nao se preocupe com o frio, piscinas quentinhas e hidromassagem super mega relaxantes)
*NAO ir em nenhum concerto de musica em Viena (cuidado pq nao valem o preço, è pega-turista!)
paulinha
se me lembrar de mais um digo tah!

Anónimo dijo...

mari (nao adianta, vai ficar mari ta?)

tô no brasa....hj a nanda veio me perguntar pelo skype se eu nao tava em crise tb...acho que eu tava mesmo uns dias aih...mas comecei a botar tudo no meu caderninho, tentando botar ordem nas ideias, ter uns objetivos mais claros... acho que eh isso que me segura... ter meio que um plano...eu digo "meio" porque eh isso meio...plano so da pra traçar a metade...
Puta, tem uma hora ali que tu falou da internet, do que a gente via...dos mil amigos, sorrisos e viagens...eh isso mesmo, so a parte boa a gente quer mostrar...ai se convence que eh um pouquinho feliz....e acho que somos mesmo....meus primeiros 7 meses na frança em 2007 foram um porre, quase nao tinha amigos...ano passado ficou mais legal....mas se quer saber, nao eh tudo aquilo tb...

Passa la em casa, fiquem uns dias la comigo...tu ja foi pra paris...vai pra milano passando por grenoble....vai! Eh caminho!

Querias bater esse papo ai contigo, queria mesmo!

Beijim (roubei de ti esse beijim!!)
lu

P.s a palavrinha codigo aqui embaixo eh nada mais nada menos que DIABO!!!

Anónimo dijo...

dica pra nina sobre onde comer bem e barato nas alemanha:::
procure as cantinas universitarias!! qualquer coisa de nome grande mas que termine com "schule"
na època em koln, iamos numa faculdade de musica bem central e comiamos MUITO por 2 ou 3 euros,
cara, vou descrever um menu que tinha toda sexta-feira pra tu ja babar:
salmao assado! (um puta filezao) com batata de algum modo (qualquer modo è uma maravilha!)+ potinho de salada ou verdurinhas ao vapor + iogurte + maçà. so a bebida è a parte ao bandejao. mas gente nem pegava pq em qualquer torneira da alemanha vc pode tomar a agua mais potavel das torneiras... hauahu
como a gente ainda tem cara de estudante, vai entrando nessas faculdades como quem sabe de tudo, sem medo, que ninguem te pergunta nada! vale a pena pq sao tbm lugares com muita arte e coisas loucas.
outra dica è ir a Heidelberg! bom, se vcs tiverem tempo neh.
beijao
ps: minha palavrinha aqui è CRIST hauahauhaua
paulinha

Anónimo dijo...

paulinha de novo:
seguinte!!: "milano passando por grenoble" è OBRIGATORIO passar um diazinho com a gente aqui em torino viu!!
ps: tais perdida nina, todo mundo querendo a nina :)

Edna Araujo dijo...

Interessante... não tem marquinha no Brasil :P